segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Email do Trabalho

Decidi postar aqui o conteúdo de um email que recebi da administração da empresa onde trabalho. Desnecessário dizer que fiquei muito chateado ao ler essa mensagem...

--------------------------------------------------------------------------------------

Caros Colegas,

Mais uma vez venho chamar a atenção de todos para o problema de roubo de laptop e outros (bolsas, mochilas) que vem ocorrendo com frequência na  Marginal Pinheiros/Av. das Nações Unidas em ambos os sentidos, nos horários de rush. A maioria dos casos ocorre no sentido Interlagos, entre as pontes do Morumbi e Transamérica, e no sentido Castelo Branco entre as pontes Morumbi e Bandeirantes. Criminosos armados, utilizando motocicletas e aproveitando a lentidão do trânsito abordam tanto carros de passeio como táxis, visando maletas de laptop, mochilas ou bolsas que estejam nos bancos dos passageiros (na frente ou atrás).

Do início do ano até agora, diversos funcionários relataram que já foram vitimas deste tipo de crime. Também tenho conhecimento de funcionários de outras empresa vizinhas que tiveram seus pertences roubados dentro do carro no meio do trânsito. Diferente do “modus operadi” utilizado anteriormente, hoje em dia os criminosos abordam a vítima baseado apenas na possibilidade de que a pessoa tenha o objeto em questão, o que nesta região é muito alta.

Desta forma, aproveito para lembrá-los mais uma vez de alguns procedimentos básicos de segurança em deslocamentos que podem reduzir, e muito, as chances de ocorrências similares:

  • Coloque sempre seu laptop no porta-malas. O mesmo serve para bolsas, sacolas, mochilas que possam chamar atenção;
  •  Antes de embarcar em um veículo de passeio ou táxi, observe a sua volta. Caso você sinta que pode estar sendo observado, postergue a sua saída – acredite no seu instinto;
  •  Lembre-se que o estacionamento do CENU tem tolerância de 15 minutos para embarque e desembarque. Desta forma, embarcar em um táxi no 2º subsolo é uma possibilidade viável e bem mais segura;  
  •  Ao término do expediente, antes de entrar no carro, tire o paletó e a gravata, pareça mais casual. Os criminosos observam mais executivos, pois as chances destes profissionais estarem carregando um laptop por exemplo, são grandes;
  •  Antes de sair do estacionamento, cheque se as portas do carro estão travadas e as janelas fechadas, e esteja  sempre atento aos espelhos retrovisores. Estes são procedimentos básicos –coloque-os em prática;
  • Evite conversas ao celular enquanto estiver dirigindo, principalmente, em locais de trânsito muito lento. O celular tira a atenção do motorista, tornado-o um alvo vulnerável, além do quê pode provocar acidentes;
  • Varie seu horário de saída, e procure  caminhos alternativos. Sempre que possível, evite os horários de trânsito mais pesado. Congestionamentos facilitam a ação de bandidos.


Estou a disposição de todos para maiores esclarecimentos.

Atenciosamente,

XXXXXXXX

-------------------------------------------------------------------------

Acho que nem preciso escrever mais nada aqui...

4 comentários:

  1. Aff... nem sei o que comentar... claro que a primeira coisa que me vem à cabeça é dizer: "volta logo!" mas e todo o mundo que fica???? (nesse caso me refiro aos seus próximos, que mesmo vcs voltando para a nossa realidade tão mais amena continuam por aí, a mercê de tudo isso....).

    Está ficando cada vez mais triste a situação desse nosso Brasil....

    Beijos, Ila.

    ResponderExcluir
  2. BTW, acabei de me lembrar de TODAS as vezes que vejo o pessoal lendo tranquilamente seus kindle's e similares (i-touch e afins é mato, né!?) no metrô e do quanto é instintivo eu pensar: "meu Deus, que perigo! Vai que alguém rouba..."
    É... O brasileiro tá mais "acostumado" com a violência do que imagina. Que pena... aiai...

    Bjim, Ila.

    ResponderExcluir
  3. Realmente eu acho que eu realmente apaguei da minha memoria coisas como essas...
    Se cuidem ai queridos.

    ResponderExcluir
  4. Meu dignissimo Adilson, li este post seu na semana passada e fiquei mais um vez chocado. Nao que eu nao conheça esta realidade, mesmo porque vivi com isso durante muitos anos de minha vida, mas porque quando a gente vem para o Canada, a gente esquece um pouco das coisas ruins do Brasil e tentamos romantizar a atual situaçao do nosso pais.

    Porém ao acordar no dia de hoje (um dia apos as eleiçoes), pensei: Porque o Adilson deve voltar para Montreal? Sera porque a Dilma vai ganhar? Sera porque eu recebi o email para o volley amanha? Sera porque o Galo vai para a segundona de novo? E cheguei finalmente a uma resposta clara.

    O Adilson e a Bia devem voltar porque o Tiririca foi eleito o deputado federal mais votado do Brasil com mais de 1,2 milhao de votos.

    Brasil? Pais do futuro? So se for o futuro desses politicos, porque meu futuro é pelas banda de ca mesmo...

    Abraços meu amigo.
    Rafael

    ResponderExcluir