domingo, 5 de setembro de 2010

A vitória dos interesses (de poucos)

Tento escrever no blog somente coisas que considero relevantes ao tema proposto. E aos que chegaram a pouco, o tema é algo como: Como se re-adaptar ao Brasil após ter imigrado. Ok, sendo mais honesto, esse blog basicamente fala mal de coisas daqui quando as compara com coisas de lá.

E como não podia ser diferente, aqui vai mais uma coisa que me irrita muito. E não é de hoje, mas lembrei disso hoje e resolvi comentar.

O Brasil é um país de peculiaridades. Tem coisas que só têm/acontecem aqui. Tipo jabuticaba e carro a álcool. Ou o favorecimento de uns poucos perante os bens/orgãos públicos. (Ok, talvez não sejam exclusividade nossa, mas vá lá...)

Ficou vago? Pois bem, vamos lembrar de algumas coisas. Alguém aqui lembra da palhaçada do "Kit de Primeiro Socorros" que se tornou obrigatório em todos os carros do país anos atrás?

Então, algum gênio, provavelmente dono de farmácia ou empresa do ramo, pensou: E se todo mundo fosse obrigado a comprar nossos produtos? Após uma rápida conversa tramóia, todo brasileiro teve que correr pra farmácia pra comprar a porcaria do kit... uma tesourinha besta, gaze, antiséptico... bacana... Depois de uns meses, a lei caiu e todo mundo enfiou o kit no... porta luvas. E os produtores do kit riram a toa.

Os que estão no Canadá não devem ter acompanhado as mais recentes... a onda agora é a cadeirinha para crianças no carro. Ok, nada contra... muito pelo contrário, acho mesmo que precisa. Só que o governo não implanta as cadeirinhas em transporte escolar público, ônibus, metrô, etc... Mas já está multando pais que não usam a cadeira. (que está em falta nas lojas, claro) Se a lei cair em alguns meses de novo, não será surpresa...

Agora, a mais "besta" de todas é a tomada tupiniquim. Achei até uma matéria sobre isso na Veja, "Jabuticaba elétrica". Via canetada do governo (trajado de "comissão de especialistas"), todo brasileiro tem que trocar todos os plugues elétricos de suas casa por um modelo novo.



Claro que eles não podia usar o padrão norte-americano, que todo mundo conhece dos computadores e eletrônicos... Claro que não, usamos um padrão mundial (certificado ISO) que SÓ O BRASIL ADOTOU!!! E dá-lhe vender tomada nova e adaptador pro brasileiros e brasileiras...

Daí vc pensa? Que se dane, ninguém me obriga a trocar a tomada de casa. Ok, verdade... mas vá comprar um aparelho novo com esse maldito plugue de três pernas que não serve na sua casa, e me diz como se sente... uma alegria só...

E é isso, de caso em caso vai ficando forte a impressão que as decisões no país são tomadas sempre de acordo com a vontade da maioria. Maioria em torno dos mandatário de plantão, claro.

3 comentários:

  1. Ola queridos!
    So agora descobri o blog de vcs...
    Estamos torcendo por vcs e desejamos muita força.
    Deu uma saudade de vcs...

    beijos
    pat e rafa

    ResponderExcluir
  2. Nossa concordo totalmente e ja passei por essa frustracao de chegar com o produto novinho em casa e esquecer que o plug dele nao e mais compativel com a boa e velha tomada de casa. Mas e esse nosso Brasil, e vamos que vamos!
    Gostei muito dos posts que li ate agora e ja virei seguidora! Bem vindos de volta... Abcs

    ResponderExcluir
  3. Já faz muito tempo que voce postou sobre a tomada brasileira no blog, mas quero comentar mesmo assim...Você não concorda que a grande maioria dos brasileiros nao gosta de políticos e de falar sobre eles e não querem se envolover com a politica em si, mas que essa falsa distancia nao adianta, pois todo mundo é afetado no dia-a-dia cada vez mais com as decisoes que os politicos tomam? ... o seu blog é muito bom e útil para os imigrantes! boa sorte aqui no Brasil. Barbosa de Floripa

    ResponderExcluir