quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Ir e Vir?

Gastar cerca de 2 a 3 horas por dia dentro do seu carro pode lhe trazer oportunidades interessantes. Sim, é verdade.

Nesse ponto, já conheço a maioria das rádios de SP, com ênfase nas rádios de notícia (sim, estou ficando velho... não escuto mta música). Sei até quando os locutores entram de férias, se o comentarista político está de bom humor, o que aconteceu na região de Carapicuíba ontem a noite... ou seja, estou informado.

Mas as vezes, até isso cansa. Daí, dentre uma buzinada de um motoboy e uma fechada do carro ao lado, sigo pensando na minha atual situação.

Lembrei hoje de uma conversa que tive com minha última chefe no Canadá. Ela é chinesa, mas mora nos EUA já a vários anos. Conversa pesada, eu estava comunicando a decisão de voltar ao Brasil e, evidentemente, minha demissão.

Ela ficou chocada e indagou:

- "Mas, o país (Brasil) mudou tanto assim nesses últimos tempos?" 

- Como assim? O que quer dizer? - perguntei.

- "Estou curiosa pra saber da violência, trânsito, poluição, etc, que vc comentava e reclamava... isso tudo está resolvido?"

Surpreso, respondi:

- Evidente que não. Mas não estou voltando pelo mesmo motivo que eu vim pra cá. Volto pela família e amigos queridos.

Ela ficou em silêncio por alguns instantes e disse:

- Espero que valha a pena (ela quis dizer, que a familia e amigos valham por todos os outros problemas)


Os que acompanham esse site, a essa altura, já sabem que não tenho mais tanta certeza. Quero dizer, continuo amando minha família e amigos daqui. Mas quanto mais tempo eu passo aqui, quanto mais mergulho nas coisas daqui, vou tendo a impressão que a troca talvez não valha tanto.

Acho que, como estou me "acostumando" com as coisas daqui, estou voltando ao mesmo estado de espírito que tinha antes de partir. Ou seja, insatisfeito e cansado com a situação geral...

Decisões importantes... Sei lá... nada é definitivo na vida e a única certeza que temos é a morte. Não é o primeiro dilema que passo na vida... Felizmente não tenho problemas em mudar de opinião e de rumos...

Só que essa "próxima" decisão, seria (ou será) emblemática. Hoje, sei o que é viver no Canadá, tendo uma vida boa... quase como um nativo. Sei também o que é voltar e sofrer para me adaptar. Ou seja, se decidir ir para o Canadá, a coisa seria "realmente" definitiva. Seria uma decisão muito mais certa (ou certeira) do que da primeira vez. Quando fomos, não sabia como seriam as coisas. Adaptação, emprego, idioma, frio, etc... tudo uma grande incógnita. Se eu decidir partir hoje, já é mto grande a certeza de que, dessa vez, é pra sempre.

Isso sim, é pensamento para muitos e muitos congestionamentos...

2 comentários:

  1. Se for pra isso que vcs voltaram terá valido a pena, não?
    Em tempo: também acho que meu nível de informação é diretamente proporcional ao tempo que eu passo em engarrafamentos. Pena que nao tem CBN aqui...
    Luciano

    ResponderExcluir
  2. Eu e meu marido também passamos em média 3 horas dentro do carro pra ir todos os dias da ZL para ZS trabalhar. E olha que melhorou, pois agora fazemos academia perto do serviço e ainda o francês a noite. Então pegamos menos trânsito.
    Qnd começamos a pensar na imigração, o principal fator realmente era a família, mas com o tempo, vimos que não dá pra continuar vivendo aqui desse jeito, insatisfeitos. Meu marido já morou no Canadá por 3 meses, então conhece bem a diferença de cá e de lá. Parece que depois que sabemos que existe algo melhor, tudo nos irrita. Não nos "acostumamos" mais, não é?
    Vai ser difícil ficar longe da família, mas acho que agora é a hora de tentar e garantir um futuro melhor pros "enfants" que vão vir.

    ResponderExcluir