segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Novidades? Nem tanto...

A (pequena) quantidade de posts aqui deixa claro que não tenho muitas novidades pra contar.

Acho que é meio como a história do sapo na panela quente... Se você joga o sapo em uma panela com água quente, ele sai pulando e "sofre". Se você coloca o sapo na panela com a água fria e depois coloca ao fogo, o sapo vai se acostumando e morre "calmamente".

Quando chegamos, acho que foi o pulo na panela quente. Fiquei muito triste e decepcionado (e nem sei o motivo, já deveria esperar os problemas que encontrei) com as coisas. Agora, acho que estou mais acostumado... Não que eu esteja satisfeito, mas acho que até a indignação cansa.

Quando comecei a escrever isso, era mais uma maneira de desabafar e alertar meus amigos e conhecidos no Canadá para os "perigos" de voltar. Não esperava ter leitores "desconhecidos", nunca escrevi para outras pessoas. É curioso saber que pessoas que não me conhecem leem os textos sem saber ao certo das piadas e ironias que eu coloco.

Vou me dirigir a alguns desses, que comentaram alguns posts recentemente.

Não, eu não acho que o Canadá é um mundo cor-de-rosa. Não acredito que seja o paraíso na terra (aliás, não acredito no paraíso no céu também, by the way) e que os canadenses são personagens de contos-de-fada.

Acredito sim que, com méritos próprios ou não, eles foram capazes de formar uma sociedade muito mais igualitária e humana. Disso eu sinto falta. Claro que há problemas com imigrantes, problemas internos, econômicos, enfim... Mas acho (ou tenho certeza) que é um ótimo lugar para se morar...

Felizmente fui bem recebido por amigos quando imigrei, conheci ótimas pessoas  e consegui bons empregos na minha área profissional. Tinha um padrão de vida equivalente ao daqui... Logo, teria algum motivo pra não gostar da experiência (e ter saudades)?

Sobre o último post, achei curiosa a exposição de um advogado ao defender a PEC da Felicidade. Bom, não muito a comentar aqui. Apesar de achar o "honrado" senador Cristovam Buarque um bom parlamentar, acho sim que a "nobre" lei é supérflua e desnecessária. Acho que é o tipo de legislação que cairia como uma luva em um discussão do parlamento sueco ou dinamarquês.

Nosso parlamento é conhecido pela sua ineficiência e pouca produtividade. E o pouco que se faz em ano eleitoral (menos de 6 meses de trabalho real) é uma lei desse tipo??? Por favor, como se não houvessem outros problemas maiores para resolver!

E uma pela outra, a gente nunca sabe se a lei "vai pegar"... Vai que a da lei da felicidade "não pega"?

6 comentários:

  1. Adilson,

    Adoro seu blog! Sua visão do nosso país é muito correta, além da canadense ser real tb. Estou no processo há 1 ano e conto cada dia, para tentar mudar minha visão do mundo, que é puramente brasileira, já que nunca tive experiência fora daqui.
    Nosso país está uma vergonha! Corrupção para todos os lados, estampada nas páginas dos jornais e em todos os meios de comunicação, miséria, hospitais largados, a educação abandonada, como se fosse uma coisa supeéfula.
    Quando soube desta "PEC", sinceramente, fiquei tão indignada, que estou ficando cansada, de tantos absurdos que ocorrem neste país e com tamanho desperdício de tempo e dinheiro dos nossos parlamentares, votando em coisas desnecessárias. Fico triste, quando ainda, neste momento que nos encontramos, existam pessoas que ainda defendem este absurdo.
    E o que dizem num documentário famoso de imigração feito com brasileiros: "O último a sair feche a porta."
    Parabéns pelo seu blog!

    ResponderExcluir
  2. Na hora de enviar, faltou meu apelido, e fiquei como "anônimo"...
    assinado: Zu - palows@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Ora Adilson, te surpreende que haja gente que defenda esse tipo de coisa? Pois o Brasil é do jeito que é justamente porque o brasileiro é como é! Acha o máximo um presidente ignorante, um lei para garantir a felicidade, um jeitinho, uma sonegaçãozinha, etc... Te digo que seis meses de inverno são mais agradáveis do que um dia de noticiário político por aí!
    Abraços!
    Luciano

    ResponderExcluir
  4. Caro desimigrante,
    Admiro sua coragem, ou se foi o caso, necessidade de voltar!! Creio que você esteja num processo ao contrário, onde as expectativas são menores ou nulas por aqui.
    Pelo desânimo de viver numa terra cheia de espertalhões e pessoas sem o mínimo senso de nação, nós, os "BRASILEIROS", chegamos ao ponto da "não manifestação", colocando em risco conquistas feitas no passado, como a tal democracia por exemplo. Não temos o mínimo nesse país - não temos educação (em todos os sentidos), não há senso de união (vontade de ver o país dar certo, coragem de reivindicar direitos, de exigir que os governantes cumpram com suas obrigações... a lista é grande), não vemos nosso país como nação, e assim, temos o ambiente propício à proliferação dos maus. Sim, temos o "domínio da bola" (o pior que nem isso mais), samba e mulheres(rios de dinheiro financiando carnaval), e uma Amazônia desconhecida pra nós (mas que os asiáticos e americanos conhecem bem), e nos damos por satisfeitos com isso. Por estas e outras, que admiro quem como você, tem a coragem de fazer de um blog, um pequeno espaço de comparações sim, pra tirar o brasileiro que passa por aqui, da letargia de achar que está "deitados em berço esplêndido". Não penso ser o Canadá uma terra encantada, não há lugar no mundo onde os problemas não existam, senão não seria mundo seria o céu, mas penso (pois não fui ainda pra lá apesar de ler a respeito) que o grande país gelado seja um lugar onde as diferenças se apresentem em menor escala do que aqui e que por haver educação aprimorada e que chega a todos, os canadenses tenham mais atenção para seus direitos e exijam ao menos dignidade e respeito dos seus governantes. E que lá talvez, (não sei ao certo) não sejam eleitos tiriricas(nada contra ele enquanto palhaço, mas como legislador - ora bolas, façam-me o favor!!) e deputados que não se lixam pra opinião pública como os daqui! Se puder, caro desimigrante, continue escrevendo sim sobre todas as diferenças as quais o brasileiro não quer nem saber só para não ter o trabalho de querer mudança por aqui.
    "Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." (Edmund Burke)

    ResponderExcluir
  5. Boa Adilson! Sabe que por isso nunca quis ter um blog.. Sempre tem gente que gosta de contrariar, sem mesmo saber direito o que está contrariando. Acho legal essa nossa oportunidade de poder julgar o que tem de bom no Brasil e o que tem de bom aqui no Canadá, e com isso poder escolher o que fazer da nossa vida, dependendo da prioridade de cada momento. Abracao!

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Achei a idéia do seu blog muito boa, e intrigante também!
    Mas li um comentário seu em outro blog que dizia :Morei aí por dois anos e voltei recentemente... posso dizer: Resista a vontade de voltar... estou aqui tem 2 meses e não tem um dia que não penso em correr praí!Continua assim?
    Um abraço Luciana

    ResponderExcluir