terça-feira, 17 de agosto de 2010

Saudades da minha vida...

Semana que vem completo 3 meses de retorno ao Brasil.

O que tenho a comemorar? Não muito...

Acho que, como tudo na vida, toda escolha implica em uma perda. E um ganho também, evidente.

Ganhei com o retorno o convívio com os entes queridos. O carinho próximo daqueles que lhe querem bem a todo momento. A convivência próxima, diária, é realmente importante e "impagável".

Ganhei uma oportunidade profissional fantástica. Estou fazendo algo que nunca fiz na vida, aprendendo muito e vendo muita coisa nova, diferente. E ainda de quebra, trabalhando em uma grande empresa que oferece todos os benefícios e estrutura para o trabalho.

Ganhei um mundo de oportunidades de coisas a fazer em SP. Opções de lazer, teatros, exposições, filmes, museus, restaurantes, etc... Impossível se manter atualizado com tanta coisa para se fazer por aqui!

Ok, mas e o outro lado. O que "perdi"?

Perdi o convívio com outros amigos tão queridos que aprendi a amar nos dois últimos anos. Me pego, quase diariamente, me lembrando de passagens ou situações com eles.

Perdi um pouco, ou quase toda (sendo sincero), tranquilidade. Seja dirigindo meu carro pelas ruas congestionadas onde sempre há o receio de ser assaltado. Seja atravessando a rua, com medo de ser atropelado. Seja em relação ao trabalho, já que trabalha-se muuuito mais aqui do que no Canadá. Onde mesmo quando não há muito trabalho a ser feito, a ordem é sempre ficar no escritório... (pra quê, não sei...)

Perdi, acho que toda, a qualidade de vida que tinha. Vida que aprendi a apreciar nesses dois anos e tanto. Vida que me permitia acordar "cedo"(7 e pouco) para correr pelo belo bairro onde morava. Me dirigia ao escritório perto das 8:30 da manhã e chegava lá em cerca de 30 minutos. Trabalhava o que tinha que trabalhar, cerca de 8 horas por dia, e saía as 17 e pouco... Estava cedo em casa, onde podia jantar e conversar com minha esposa, ou jogar meu volei semanal... ou sair com amigos... ou ir ao cinema... ou assistir o Canadiens jogar... ou dormir, sei lá.

Sinto que aqui tenho mais condições financeiras e familiares para tocar minha vida, mas não tenho tempo (ou mesmo vontade) de faze-lo. A falta de tempo pra mim me desgasta, e desanimo para fazer qualquer coisa "legal", ou pra mim...

Sinto saudade da minha vida tranquila, ou até mesmo pacata, de Montreal... Je me souviens...

5 comentários:

  1. Colega, fiquei tocado pelo seu relato. Uma vez que nos é dada a opção de imigrar, já começamos a ficar divididos, mas não sabia que essa divisão poderia ficar tão forte assim. Espero não ter que passar por isso porque estou gostando demais daqui (Québec) e te desejo forças para encarar o desafio.

    ResponderExcluir
  2. ah, que sua família nao nos ouça mas: "volta, vem viver outra vez ao meu lado..." (é aquela musiquinha do Fábio Júnior da campanha dos desaparecidos).
    Bjos da Renatinha

    ResponderExcluir
  3. Vocês fazem uma falta sem tamanho........... (chuiff...)

    Ila Maria.

    ResponderExcluir
  4. gostei do "je me souviens ..."

    Lucio

    ResponderExcluir
  5. Faz 3 anos que moramos no QC. Nos 2 primeiros anos tivemos sérias duvidas de continuar aqui, o que gerava altos papos com nossos grandes amigos, que ao invés de ir para o Brasil, resolveram ir para Toronto para ter um outro ponto de vista sobre o Canadà. Por enquanto, tà dando certo! Pra gente tb (mesmo continuando no QC)! Depois de 3 anos, nos sentimos mais em casa... mas nao totalmente, claro! E isso, acredito que perdemos para sempre... esse sentimento de estou em casa... Uma vez que imigramos, acredito que nao temos mais paìs! Pois todos sabemos que um lugar 100% perfeito nao existe! Portanto sempre sentiremos saudades em um canto ou outro...

    Acabei de conhecer seu blog e estou gostando de ler sobre suas experiencias brasileiras depois de ter morado fora e ter uma outra visao de tudo...
    Entendemos bem cada palavra dita aqui!
    Boa sorte nas decisoes futuras... pois sabemos que nao é facil!

    Val

    ResponderExcluir