segunda-feira, 26 de julho de 2010

Desimigrar é.... desistir de participar de eventos públicos

Eu sempre fui um apreciador de música. Sou do tipo que ligo o radio do carro antes do motor, e só desligo segundos antes de sair. Tenho uma coleção de alguns (vários) gigabytes de música e sempre estou (ou estava, no Canadá) com o iPod por perto.

Dois anos de Canadá me trouxeram boas oportunidades de ver grandes nomes da música ao vivo e, principalmente, a preços razoáveis. Tive a chance de assistir aos shows do Kiss, AC/DC, Diana Krall, além de muitos shows gratuitos do Festival de Jazz. Não fui (porque não quis/não dei) a shows de Coldplay, Radiohead, Metallica, Lady Gaga, etc etc etc… Pagava entre 50 e 80 dolares pelos ingressos em bons lugares. Ia para os shows usando trem/metro/ônibus, chegando cerca de 15 minutos antes do início e chegando em casa não mais do que 30 minutos depois de sair.

Ontem fui assistir uma prova da “sensacional” Formula Truck, em Interlagos. A corrida (de caminhões) começa mais ou menos as 14, mas todos são instruídos a chegar horas antes para se acomodar, conseguir lugar e ver os “eventos” que antecedem a corrida.

Pois bem, saí de casa as 9:30 e dirigi 45min até lá (o autódromo é no fim do mundo). Lá perto, nos perdemos em faixas “informativas” que desapareciam no meio do caminho. Perto do local, muitas ruas fechadas e dificuldade de andar de carro, claro. 

Perguntamos ao fiscal da CET (Compania de Engenharia de Tráfego): 
- “Onde podemos estacionar?”, 
e a resposta ”técnica”:  
- “Em logradouro público não interditado” (traduzindo: Em qualquer lugar que não tenha um cara como eu fechando a rua).

A partir daí, passamos por dezenas de “flanelinhas” que eram “donos de vagas” e ofereciam ajuda para estacionar. “É 30 paus chefia”, diziam eles… 30 paus pra parar na rua, que beleza… Acabamos por estacionar em um terreno baldio (também público), onde o flanelinha de plantão organizava a coisa e cobrou “só” 20 reais da gente.

 Atravessamos a muvuca na rua e acessamos o portão, sempre tropeçando em ambulantes e cambistas… uma beleza!

A corrida em sí foi até legal, mas passar por todo stress associado tira muito da vontade de ir. Minha prima foi ao show do Aerosmith e teve que pagar R$150 de estacionamento em um shopping. R$150!!!

Depois de tudo isso, entendo pq os artistas sempre elogiam o público dos shows por aqui. Devemos ser mesmo o público mais fiel do mundo, já que “tem que ser muito fã” pra saber de todos esses problemas e ainda querer ir aos shows… (e detalhe: pagando, as vezes, mais de R$300) 

3 comentários:

  1. Eu muitas vezes nao vou a show aqui em Salvador pq nao gosto desses processos de shows aqui:

    Engarrafamento pra chegar.
    dificuldade estacionar.
    medo de assalto.
    medo de acontecer briga e sobrar algum soco pra mim.

    Termino não indo. Só quando tem algo que vale muito a pena passar pelo de cima.

    ResponderExcluir
  2. Cara, foi justamente numa formula truck que estacionamos num desses terrenos baldios auxiliados por um flanelinha que cobrou caro na época.. Chegando lá na volta tinham dezenas de carros atrás do meu, todos presos, e tivemos que esperar umas 2 horas até chegar todo mundo e tentar se organizar para todos saírmos de lá! Foi um tumulto muito grande, pois cada um só pensa em si.. Comecaram a arrastar carros, bater e amassar outros,etc..
    Logico que o flanelinha já estava em casa contanto o dinheiro e dando risada da nossa cara.. heheh

    Mas só uma observacao.. Interlagos não é fim de mundo! heheh.. É minha terra!

    ResponderExcluir
  3. hahahaha!

    Vc foi até interlagos?? Eu morava lá perto.

    "Perto do local, muitas ruas fechadas e dificuldade de andar de carro, claro."
    Welcome back to Brazil!!!

    ResponderExcluir