domingo, 11 de julho de 2010

Desimigrante?

Pois é, desimigrante... Não sei bem se a palavra existe, mas acho que é assim que me sinto, ou isso que sou. Dizem que a língua é dinâmica e se "reinventa" a todo tempo não? Pois bem, dei minha contribuição: Desimigrante é o mais novo vocábulo de nosso idioma.

Vou tentar dar a definição oficial:


adj. e s.m. e s.f. Que ou quem vem residir ou se fixa no próprio país, depois de ter imigrado para um país que não é o seu.


Imigrar não é fácil. Desimigrar, é mais complicado ainda...

Pretendo nesse espaço escrever um pouco de como é o processo de readaptação. De como é trocar uma vida tranquila de um país de 1.o mundo pela loucura do glorioso Brasil-sil-sil. 

São muitos os relatos dos que vão e ficam, mas raros os relatos dos que voltam. Pretendo, então, registrar como é o retorno para que outros imigrantes "candidatos" ao retorno pensem bem...

E aos que ainda não foram (e planejam ir): Não estranhem... depois de algumas temporadas lá fora, a gente começa a ver nossos patrícios (brasileiros, não lusos) como ETs... E meio que parece que nunca fizemos parte dessa zona... 

Bom, eu ainda acho que não faço... quem sabe daqui a algum tempo... (ou não rs*)

7 comentários:

  1. Achei bem corajosa e interessante a proposta do seu blog. Não sei se está nos seus planos, mas o que aparece logo de cara é a pergunta: Por que você voltou?
    Parabéns pela iniciativa inédita.

    ResponderExcluir
  2. Faço das palavras do Alexei as minhas... qual o motivo da volta se tudo agora nesse nosso Brasil é coisa de "outro mundo"?

    abs

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog! Também achei a proposta interessante!
    Eis a pergunta que não quer calar: Por que você voltou?
    Abs

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkkkkkk..."parece q nunca fizemos parte dessa zona", eu me sinto assim sem nem ainda ter imigrado!!!! Posso repetir a pergunta??? rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Eu também desimigrei, e não me arrependo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também retornei ao Brasil (RS) após 1 ano de Ville de Québec, e não me arrependo.

      Excluir