quarta-feira, 14 de julho de 2010

Por que ir (e vir)?P

Decidimos imigrar, anos atrár, porquê buscáva-mos algo mais. Desde minha primeira viagem ao exterior (a long time ago, tinha 18 aninhos), não conseguia aceitar a idéia de que existem tantos lugares legais, tanto lugar onde as coisas funcionam, com menos violência, stress, medo, etc etc etc, e que eu "tinha" que morar no Brasil.

Nunca fui patriota, nem nacionalista. Sou de uma familia de imigrantes (italianos em SP), e muitas vezes me perguntava o que passava na cabeça do Nonno quando decidiu vir pra cá! (Ok, guerra mundial conta rs*)

Dito isso, fica fácil justificar a saída. O Canadá, um país chamando imigrantes e eu, um imigrante a procura de um país.  Par perfeito. 

Tive muitos momentos bacanas em Montreal. Conheci pessoas sensacionais que hoje chamo de família. E se for ver bem mesmo, eles são. Estiveram no dia a dia com a gente durante todo o tempo que estivemos lá, e "preencheram" esse espaço tão importante.

Mas a familía "real" chamou forte. Quero dizer, ninguém chamou pra valer, nem mesmo cobraram "oficialmente"... (se bem que, no fundo, seria melhor se o fizessem). O que me fez voltar tem a ver com não estar com eles. Pensei muito sobre isso, e me questionei se valeria a pena ficar mais tempo longe e "perder" o convívio com eles.

O tempo passa e nossos pais vão ficando velhos. Nossos sobrinhos também. Isso pesou muito, não queria visita-los a cada X tempo, pra constatar que estão mais velhos/gordos (ou maiores, no caso dos sobrinhos). Acho que optamos por acompanhar isso tudo de perto, e isso foi o que nos fez voltar.

Se tenho certeza se foi uma escolha "certa"? Evidente que não. Se tenho saudades do Canadá? Muita, todo santo dia. Se vou ficar aqui "pra sempre"? Isso não dá pra dizer... isso fica para os próximos capítulos... :)

Um comentário:

  1. Ola! Estou a pouco mais de 4 meses em Montreal...e nossa...como a saudade da familia pesa! Acho que estou passando pela mesma situacao que a sua! Quando passei 1 ano nos EUA eu era mais nova e tbm tinha isso na cabeca...puxa tantos lugares legais e melhores que o Brasil pra morar, pq vou ficar no Brasil? Decidi imigrar e olha...estou trabalhando na minha area aqui, consegui emprego em 1 mes e todos os dias penso muito exatamente nisso tudo que vc colocou no blog...vale a pena ficar longe de todos que vc gosta enquanto o tempo vai passando? Complicado...

    ResponderExcluir